Pesquisa revela os maiores desafios da comunicação nas empresas
Neste ano, diante de diversos desafios, pesquisa revela as maiores barreiras que a comunicação das empresas enfrenta no dia a dia. Colaboradores desengajados é a principal dor enfrentada, seguida do baixo alcance que a comunicação interna possui na empresa.
Analisando por porte da empresa, percebe-se diferenças significativas nos desafios enfrentados. Enquanto o alcance da comunicação é um problema para 27% das empresas pequenas, essa percentagem sobe para 48% para grandes corporações. A realidade de uma empresa pequena é muito diferente de uma empresa de porte médio, assim como de uma grande organização.
É o que revela a pesquisa TV Corporativa Trends 2020 – as melhores práticas da TV Corporativa como canal de Comunicação Interna. A pesquisa, realizada pela Progic, obteve respostas de profissionais que trabalham em empresas de diversos portes, segmentos e regiões do Brasil. Ao todo, 237 empresas responderam.
A primeira edição da TV Corporativa Trends foi em 2018. Nesta edição, realizada no primeiro semestre de 2020, é analisada a evolução dessa ferramenta nos últimos dois anos, comparando os dados coletados com a versão anterior da pesquisa.
O objetivo da pesquisa é entender como a TV Corporativa está sendo utilizada, assim como identificar tendências em termos de investimentos e aplicações, além dos resultados obtidos e a satisfação geral com a ferramenta, tanto no aspecto quantitativo quanto qualitativo.
Apesar do número crescente de empresas que vêm adotando essa ferramenta, a TV Corporativa ainda é um canal novo para a maioria dos profissionais de Comunicação Interna e ainda há muito o que aprender e evoluir.
Por isso, os resultados que foram apresentados auxiliem a entender como as empresas estão utilizando a TV Corporativa, visualizar padrões, métricas e boas práticas em comum, para então, identificar o que pode ser melhorado e o que realmente funciona com essa ferramenta.
Vamos detalhar alguns resultados por meio de gráfico e suas análises:
Quais são os principais desafios de
comunicação enfrentados pela sua empresa?
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Porte, segmento e região
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Cargo, setor e pessoas dedicadas à comunicação
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Em qual ano a TV Corporativa foi
implementada em sua empresa?
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A grande maioria dos participantes (59%) afirmaram que o projeto de TV Corporativa foi implementado nos últimos dois anos na empresa. Isso reafirma o entendimento de que essa ferramenta de Comunicação Interna é, de fato, uma forte tendência.
Ao separar as empresas pelo porte, percebe-se claramente uma diferença no tempo de adoção da TV Corporativa entre grandes e médias/pequenas empresas. Esses dados sustentam o fato de que, antigamente, quando ainda eram utilizados satélites para transmitir os conteúdos às telas, apenas grandes organizações tinham acesso à TV Corporativa devido aos seus altos custos.
Atualmente, com a TV Corporativa via internet e a TV Corporativa feita através de pendrives, esse custo diminuiu drasticamente, permitindo que empresas de todos os portes tenham acesso à esta ferramenta de comunicação.
Em quais ambientes há TV Corporativa em funcionamento?
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Os pontos de instalação mais comuns das telas de um projeto de TV Corporativa são aquelas em que há uma grande circulação de colaboradores, como refeitórios e recepções ou em ambientes estratégicos como dentro dos escritórios ou em ambiente fabril.
Qual a porcentagem de colaboradores é impactada pela TV Corporativa na sua empresa?
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De maneira geral, a maioria das empresas impacta a maior parte dos colaboradores com a TV Corporativa. Foi constatado que 55% dos projetos alcança mais do que 80% dos colaboradores da empresa. Se comparado com a pesquisa de 2018, houve um aumento considerável na média geral da porcentagem de colaboradores impactados, de 65% para 72%.
Quais foram os principais motivos para contratação da TV Corporativa na sua empresa?
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Os três principais objetivos que levaram à contratação da TV Corporativa foram o alcance, a atratividade e a agilidade da comunicação através deste canal, citado por, respectivamente, 68%, 67% e 66% das empresas respondentes.
Quais foram os principais motivos para contratação da TV Corporativa na sua empresa?
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Segmentando as respostas por porte da empresa, percebe-se mudanças significativas na finalidade que motivou a implantação da TV Corporativa. Esse fator era uma das premissas desta pesquisa, pois sabe-se que as dores enfrentadas no processo comunicacional das empresas são diferentes dependendo de seu porte.
Em empresas de grande porte, por exemplo, “Aumentar o alcance da comunicação” foi uma motivação 25% mais citada do que para empresas de pequeno porte. Já “Fazer gestão à vista” foi citada 32% a mais como fator de motivação para pequenas empresas se comparado às grandes e médias empresas.
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