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Pesquisa revela os maiores desafios da comunicação nas empresas

Neste ano, diante de diversos desafios, pesquisa revela as maiores barreiras que a comunicação das empresas enfrenta no dia a dia. Colaboradores desengajados é a principal dor enfrentada, seguida do baixo alcance que a comunicação interna possui na empresa.

Analisando por porte da empresa, percebe-se diferenças significativas nos desafios enfrentados. Enquanto o alcance da comunicação é um problema para 27% das empresas pequenas, essa percentagem sobe para 48% para grandes corporações. A realidade de uma empresa pequena é muito diferente de uma empresa de porte médio, assim como de uma grande organização.

É o que revela a pesquisa TV Corporativa Trends 2020as melhores práticas da TV Corporativa como canal de Comunicação Interna. A pesquisa, realizada pela Progic, obteve respostas de profissionais que trabalham em empresas de diversos portes, segmentos e regiões do Brasil. Ao todo, 237 empresas responderam.

A primeira edição da TV Corporativa Trends foi em 2018. Nesta edição, realizada no primeiro semestre de 2020, é analisada a evolução dessa ferramenta nos últimos dois anos, comparando os dados coletados com a versão anterior da pesquisa.

O objetivo da pesquisa é entender como a TV Corporativa está sendo utilizada, assim como identificar tendências em termos de investimentos e aplicações, além dos resultados obtidos e a satisfação geral com a ferramenta, tanto no aspecto quantitativo quanto qualitativo.
Apesar do número crescente de empresas que vêm adotando essa ferramenta, a TV Corporativa ainda é um canal novo para a maioria dos profissionais de Comunicação Interna e ainda há muito o que aprender e evoluir.

Por isso, os resultados que foram apresentados auxiliem a entender como as empresas estão utilizando a TV Corporativa, visualizar padrões, métricas e boas práticas em comum, para então, identificar o que pode ser melhorado e o que realmente funciona com essa ferramenta.

Vamos detalhar alguns resultados por meio de gráfico e suas análises:

Quais são os principais desafios de
comunicação enfrentados pela sua empresa?

Porte, segmento e região

Cargo, setor e pessoas dedicadas à comunicação

Em qual ano a TV Corporativa foi
implementada em sua empresa?

A grande maioria dos participantes (59%) afirmaram que o projeto de TV Corporativa foi implementado nos últimos dois anos na empresa. Isso reafirma o entendimento de que essa ferramenta de Comunicação Interna é, de fato, uma forte tendência.

Ao separar as empresas pelo porte, percebe-se claramente uma diferença no tempo de adoção da TV Corporativa entre grandes e médias/pequenas empresas. Esses dados sustentam o fato de que, antigamente, quando ainda eram utilizados satélites para transmitir os conteúdos às telas, apenas grandes organizações tinham acesso à TV Corporativa devido aos seus altos custos.

Atualmente, com a TV Corporativa via internet e a TV Corporativa feita através de pendrives, esse custo diminuiu drasticamente, permitindo que empresas de todos os portes tenham acesso à esta ferramenta de comunicação.

Em quais ambientes há TV Corporativa em funcionamento?

Os pontos de instalação mais comuns das telas de um projeto de TV Corporativa são aquelas em que há uma grande circulação de colaboradores, como refeitórios e recepções ou em ambientes estratégicos como dentro dos escritórios ou em ambiente fabril.

Qual a porcentagem de colaboradores é impactada pela TV Corporativa na sua empresa?

De maneira geral, a maioria das empresas impacta a maior parte dos colaboradores com a TV Corporativa. Foi constatado que 55% dos projetos alcança mais do que 80% dos colaboradores da empresa. Se comparado com a pesquisa de 2018, houve um aumento considerável na média geral da porcentagem de colaboradores impactados, de 65% para 72%.

Quais foram os principais motivos para contratação da TV Corporativa na sua empresa?

Os três principais objetivos que levaram à contratação da TV Corporativa foram o alcance, a atratividade e a agilidade da comunicação através deste canal, citado por, respectivamente, 68%, 67% e 66% das empresas respondentes.

Quais foram os principais motivos para contratação da TV Corporativa na sua empresa?

Segmentando as respostas por porte da empresa, percebe-se mudanças significativas na finalidade que motivou a implantação da TV Corporativa. Esse fator era uma das premissas desta pesquisa, pois sabe-se que as dores enfrentadas no processo comunicacional das empresas são diferentes dependendo de seu porte.

Em empresas de grande porte, por exemplo, “Aumentar o alcance da comunicação” foi uma motivação 25% mais citada do que para empresas de pequeno porte. Já “Fazer gestão à vista” foi citada 32% a mais como fator de motivação para pequenas empresas se comparado às grandes e médias empresas.


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