Seja em um hospital, clínica ou laboratório, os públicos do segmento da saúde são diversos e gerenciar essa comunicação pode muitas vezes ser um desafio, mas é nesse cenário que a TV Corporativa surge como facilitadora.
A condição de quem trabalha com Comunicação Interna em uma empresa da área da saúde é diferente da maioria das organizações, principalmente quando falamos em hospitais, onde a comunicação ocorre 24/7, ou seja, 24 horas nos 7 dias da semana.
Por isso, muitas dessas empresas optam por ferramenta de comunicação que otimizem o trabalho e se adaptem a quantidade de público e informações a serem transmitidas.
E uma dessas ferramentas é a TV Corporativa, tendência em empresas de todos os segmentos e portes e que transforma a tarefa de comunicar em um hábito diário.
Muito comum em clínicas e hospitais, por exemplo, é o uso dos quadros de avisos físicos como meios de comunicação, tanto com colaboradores quanto com o público externo.
E para isso é necessário ter murais em corredores, áreas de convivência, refeitórios, salas de espera e também em locais estratégicos para médicas e enfermeiras.
Mas o problema dessa ferramenta é que demanda muito trabalho e tempo para ser atualizada e alimentada com novas informações, principalmente quando se trata de grandes hospitais ou clínicas.
Outra particularidade deste segmento é a quantidade de unidades que uma operadora de planos ou clínica, por exemplo, pode possuir. Para manter as informações alinhadas entre todas, é necessária uma ferramenta que possibilite esse alcance.
Além disso, existem muitas regras e uma rotina específica de procedimentos que precisam ser do conhecimento de todos para facilitar o trabalho e evitar que falhas aconteçam.
E para todas essas características em uma gestão da área da saúde, a solução Vemídia conta com individualidades que facilitam e otimizam a comunicação com todos os públicos.
GERENCIAMENTO REMOTO
Sabemos que uma característica comum entre quem trabalha com Comunicação Interna é que geralmente são poucas pessoas responsáveis por ela, ou seja, temos que trabalhar com uma equipe enxuta ou até mesmo sozinhos.
E isso se torna um desafio ainda maior quando temos muitas pessoas e unidades para alcançar e fazer a roda da comunicação girar.
Contudo, com a TV Corporativa esses desafios são facilmente enfrentados, pois ela permite o gerenciamento remoto de todas as telas de qualquer unidade.
COMUNICAÇÃO SEGMENTADA
Com a TV Corporativa existem diferentes formas de segmentar a comunicação, a primeira delas é a possibilidade de dispor as telas em locais estratégicos e de acordo com os públicos.
Uma tela pode ficar alocada na recepção tanto de hospitais como de consultórios para transmitir informações direcionadas aos acompanhantes e visitantes.
As telas nos corredores servirão para realizar uma comunicação mais ampla que possa atingir os diferentes públicos de interesse, mas principalmente acompanhantes, visitantes e pacientes.
Quando for estratégico, em quartos coletivos, também é possível alocar telas e transmitir campanhas, dicas de saúde, regras do hospital e horários dos procedimentos, por exemplo.
MÉDICOS E ENFERMEIROS
Mas principalmente, a TV Corporativa é estratégica para o público interno, pois é possível segmentar as informações e direcioná-las a quem se quer impactar, sejam médicos, enfermeiras ou demais colaboradores da empresa.